Agenda Semanal
Oficina Laço & Nó: 09h00 às 11h00
Oficina Vida Feliz Fase II: 14h00 às 16h00
Oficina Bem-estar I: 08h00 às 09h30
Oficina Celeiro do Pensamento: 14h00 às 16h00
Atendimento de novos beneficiários: 13h30 às 16h00
Atendimento individual psicológico: consultar agenda.
Oficina Reflexologia: 14h00 às 15h00
Oficina Capoterapia: 15h00 às 16h00
Oficina da Roda Conversa/Ginastica Cognitiva: 09h00 às 11h00
Oficina Vida Feliz Fase I: 15h00 às 16h30 (Esta oficina é realizada quando abrimos vagas para novos beneficiários e tem duração de 11 semanas. Fora desse período a psicóloga responsável pela oficina faz atendimento individual)
Atendimento de novos beneficiários: 13h30 às 16h00
Atendimento individual psicológico: consultar agenda.
Oficina Bem-estar II: 14h45 às 16h00
Ultima sexta-feira do mês: Encontrão 13h30 às 16h00
Nossas Oficinas
Oficina de artesanato em geral. Nesta oficina um grupo de participantes, lideradas pelas monitoras artesãs, realizam artesanatos diversos para o bazar beneficente da Instituição. As atividades respeitarão as limitações de cada um, porém desenvolverá habilidades, raciocínio e estímulos a superarem os desafios propostos. Algumas técnicas que utilizarão neste ano: crochê em panos de prato, barradinhos em panos de prato, pintura em pano de prato, técnica de flores com fitas em toalha de lavabo, flores em crochê, dentre outros. Observação: a primeira peça que realizarão de cada técnica ficarão com as respectivas beneficiárias que fizerem. Assim, servirá de estímulo e também elevará a autoestima das participantes.
Esta oficina é realizada em duas fases. Na Fase I – Oficina terapêutica em Grupo utilizando a Psicologia e a arte como ferramentas. Todos matriculados nas atividades da Casa são orientados a participarem dessa atividade terapêutica em grupo no primeiro momento. Nesta fase inicial são somente 11 encontros semanais. Os participantes são preferencialmente os novos inscritos na instituição, mas podem participar também os antigos, de acordo com avaliação da psicóloga responsável e vagas exeistentes. Devido a necessidade dessa atividade ser feita em grupo e pelo sigilo estabelecido para o bom desenvolvimento e resultado da mesma, esta oficina será realizada somente em modo presencial. Quando não houver vagas para novos beneficiários na instituição, a equipe técnica/coordenação pode optar por não haver turma da oficina Vida Feliz I e somente atendimentos individuais pela psicóloga ou ainda, nova turma com beneficiários antigos, desde que avaliem a necessidade e haja adesão dos beneficiários antigos.
Esta fase é uma continuação da oficina terapêutica (fase I). É feito o convite aos que completam a fase I para continuarem com acompanhamento psicológico de forma mais aberta, lúdica, utilizando a arte, nas suas diversas dimensões, como ferramenta de expressão das suas emoções. A proposta desta oficina é trabalhar o regaste das memórias afetivas, a autoestima, traumas e atividades cognitivas, através da arte, dança, música, filmes, dinâmicas entre outras. Promover apresentações em público semestralmente para elevar a autoestima e trabalhar a socialização.
Alongamento físico através da terapia corporal chinesa Qi Gong e Tai Chi Chuan com o principal objetivo da conscientização corporal, com aulas práticas que promovam o bem-estar através de estímulos da memória, elevação da autoestima e autonomia, com exercícios respiratórios. Utilizará também o Tai Chi Shen, outra técnica de terapia corporal chinesa, com movimentos utilizando leques ou bolas, assim estimulando os dois hemisférios cerebrais, despertando o lado que não se utiliza muito. Promover apresentações em público semestralmente para elevar a autoestima e trabalhar a socialização.
Yoga básica para idosos. Alongamento corporal com aquecimento para movimentação das articulações, atividades de Yoga básica com objetivo de beneficiar a melhora no equilíbrio, força muscular, aumento na concentração e melhora no sistema respiratório, aumentado assim a concentração e autoestima. Promover apresentações em público semestralmente para elevar a autoestima e trabalhar a socialização.
Encontros com abordagem das políticas públicas, no Estatuto do Idoso e outros temas para um envelhecimento saudável à luz da Gerontologia Social. Orientações e informações sobre diversos conteúdos que auxiliem os participantes a melhorarem a qualidade de suas vidas, com ações simples e práticas. Também promover reflexões que contribuam para desconstruir o mito de que a velhice é sinônimo de doença, de inutilidade e de problema para família, sociedade e governo. Na segunda parte desta oficina é realizada estimulação cognitiva, mais conhecida como exercícios de memória ou ginástica do cérebro, tão necessários no processo de envelhecimento saudável. Promover apresentações em público semestralmente para elevar a autoestima e trabalhar a socialização.
Toda última sexta-feira de cada mês (ou em outra data programada e divulgada antecipadamente) é realizada um encontro convidando todos os beneficiários da instituição para comemorarem os aniversariantes do mês e promover socialização, momento de interação, formar ou fortalecer laços de amizades, com alguma atividade extra, como palestras motivacionais e educativas ou dança, ou ainda, jogos, passeios, dentre outras atividades.
Atendimento psicológico individual
realizado de acordo com a procura e a necessidade dos beneficiários, de acordo com a avaliação da profissional e, disponibilidade da mesma. Neste período serão atendidos os beneficiários na agenda da profissional de terças e quintas-feiras.
Assistente Social/Gerontologia
Atendimento individual da Assistente Social, Especialista em Gerontologia Social, e em Estimulação cognitiva, realizado de acordo com a procura e necessidade dos beneficiários e/ou da instituição e conforme disponibilidade da profissional. Neste período serão atendidos os beneficiários na agenda da profissional às terças e quintas-feiras conforme cronograma/agenda.